top of page
Rafaela Lima

Relações do Manifesto com o livro Poesia Pau-Brasil

        O Manifesto Pau-Brasil foi um manifesto que procurou fazer reflexões de cunho estético direcionadas à poesia. Para isso, Oswald de Andrade valeu-se de:

              -> Uma linguagem coloquial, sintética, bem-humorada e avessa ao bacharelismo e pedantismo;
              -> Liberdade de espírito;
              -> Elementos visuais, dinamismo de imagens;
              -> Junção do moderno e do arcaico brasileiro; (Nota-se que o autor conseguiu percorrer de forma poética a história do Brasil através da reescrita de textos consagrados (paródia), como “Canção do Exílio”. Com isso, é estabelecido um vínculo com a história e traçadas críticas).
        Tanto no manifesto quanto no livro, o autor procura propor uma literatura a partir da redescoberta do Brasil através de suas peculiaridades, para com isso, montar uma arte com “cara de Brasil”.
        Já no que se refere somente ao livro, este visava um desligamento dos modelos poéticos importados do século passado. Tal fator representou o fim da grandilouquência e da seriedade na poesia. (Vale mencionar que o autor era grande adepto às vanguardas, fato que o ajudou a dar vazão à temática brasileira).
        Desse modo, nota-se que Oswald de Andrade teve grande influência desde o início do Modernismo, contribuindo para a quebra de determinadas regras para a escrita e até mesmo a formação de uma poesia que pudesse representar o Brasil em sua essência.

Contexto Histórico do Modernismo

Confira mais publicações !

Biografia de Oswald de Andrade
Análise de "Cosmópolis", de Guilherme de Almeida
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
© 2016 - Criado pelo 2º ano de Informática da Fundação Matias Machline
bottom of page