top of page
Mário de Andrade
Manuel Bandeira
Oswald de Andrade
Menotti Del Picchia

Bem-vindo à Galeria dos autores do Modernismo! Aqui você encontra a biografia de cada autor, fotos, obras e análises das mesmas! Desejamos à você um bom estudo. Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

GALERIA

Guilherme de Almeida
Cassiano Ricardo
Raul Bopp
Alcântara Machado

             No início do século XX, houve mudanças no Brasil, estas que aconteciam tanto no campo econômico quanto no social.

 Tratando-se da questão financeira, aconteceu que, naquela época, houve o término da Primeira Guerra Mundial, esta, que com seu fim, instabilizou a economia do mundo inteiro. Para aumentar os lucros e reverter a situação financeira por qual passava, o governo brasileiro influenciou um processo de urbanização, que tinha como objetivo, a obtenção de mão de obra para começar a industrialização no Brasil. Dentre as pessoas que trabalharam neste processo, pode-se citar os imigrantes(principalmente portugueses e espanhóis), e os mesmos eram pagos para trabalhar na cultura cafeeira, esta que tinha apoio do governo para financiar os projetos do seus ciclos.

         Agora, quando se trata de mudanças sociais, tiveram duas revoltas que ajudaram para que acontecesse essa alteração da mentalidade da sociedade. A primeira aconteceu em 1922, conhecida como a Revolta do Forte de Copacabana. Já a segunda foi a Revolta de 1924, que tinha como objetivo destruir o governo de Arthur Bernardes, pois ele foi acusado de censurar a imprensa.

         É a partir desse contexto econômico/social que surgiram fatores que impulsionaram, na sociedade, uma revolução intelectual. Os autores estavam cansados do academicismo e da forma de criar imposta pelas estéticas anteriores, fato que levou à manifestação conhecida como Semana da Arte Moderna, na qual se manifestaram novos tipos de obras, o que contrariou o conservadorismo dos autores da época ( estes que não reconheceram a importância dessa Semana e criticaram veementemente os poetas e artistas que participaram do evento supracitado ).

        

         Porém, logo após a semana de 22, artistas e literários, com o apoio da população, sentiram-se livres para escrever e criar à maneira “liberal”, assim, surgiram manifestos e revistas influentes tais como: Klaxon(1922), Estética(1924), A Revista(1925/26), Terra Roxa e Outras Terras(1926), Revista Verde(1927) e a aclamada Pau Brasil (1924) criada por Oswald de Andrade.

        Conclui-se que é nesse contexto histórico que se inicia a famosa escola literária que influenciou por décadas: O Modernismo.

Operários  - Tarsila  do Amaral

Contexto histórico

bottom of page