top of page

Cassiano Ricardo

Resenhas e

Análises

Obras

   Cassiano Ricardo Leite (C.R. Leite) nasceu em São José dos Campos, São Paulo, no dia 26 de julho de 1895 e morreu no Rio de Janeiro, em 15 de Janeiro de 1974. Passou a infância na propriedade rural da família. Escreveu seus primeiros versos ainda na escola. Em 1915, viajou para São Paulo e ingressou na faculdade de direito do Largo de São Francisco, curso que concluiu no Rio de Janeiro.

   Começou na literatura com a obra “Dentro da Noite”, publicada em 1915, onde adotou o Neo-simbolismo. Em 1917, ajustado ao parnasianismo, publicou “A Flauta de Pã”. O poeta sempre soube se adaptar ao estilo poético dominante da época e por isso realizou bons poemas seguindo os mais variados estilos.

   Entre os anos de 1920 e 1923, atuou como advogado em São Paulo e depois no Rio Grande do Sul. Retornando a São Paulo, passou a integrar os grupos “Verde Amarelo” e “Anta” (grupos que se contrapuseram ao “nacionalismo afrancesado” de Oswald de Andrade) ao produzir obras de entusiasmo ufanista, como “Borrões de Verde a Amarelo”, de 1925, “Vamos Caçar Papagaios”, de 1926, “Martim Cererê”, de 1928, e “Deixa Estar, Jacaré”, de 1931.

   Em 1932 assume o cargo de secretário do interventor de São Paulo, Pedro de Toledo. Nesse mesmo ano, é preso por apoiar a Revolução Constitucionalista, passando dois meses na prisão.

   Em 1937 fundou, com Menotti del Picchia e Mota Filho, a "Bandeira", movimento político que se contrapunha ao Integralismo. Dirigiu, naquela época, o jornal O Anhangüera, que defendia a ideologia da Bandeira, condensada na fórmula: "Por uma democracia social brasileira, contra as ideologias dissolventes e exóticas."

   No mesmo ano, ingressou na Academia Brasileira de Letras (ABL). A partir de 1940 passa a dirigir o jornal A Manhã. Em 1943, o pós-guerra passou a ser explorado pelo autor, que publicou “O Sangue das Horas”.

   Entre 1953 e 1955, Cassiano residiu na Europa, onde trabalhou como diretor do escritório comercial brasileiro em Paris. Em 1960, Cassiano Ricardo aliou-se aos vanguardistas. Desse período é que se têm as poesias: “A Montanha Russa”, de 1960, “Poesia Completa”, de 1960, “Jeremias Sem Chorar”, de 1964 e “Os Sobreviventes”, de 1971.

   Sintetizando, Cassiano Ricardo foi um poeta, jornalista, advogado brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Produziu uma poesia nacionalista e procurou inspiração nos motivos folclóricos e históricos brasileiros.

Biografia

bottom of page