top of page

Análise de "Gaetaninho" de Alcântara Machado

   A obra possui traços característicos de Alcântara Machado; como por exemplo o uso de expressões em italiano (“Subito”), uma linguagem enxuta e a representação de uma classe empobrecida.

    Esses traços conferem um aspecto dinâmico à obra, que, combinado à “colagem” de diferentes momentos vividos por Gaetaninho, transformam o conto em uma experiência semelhante a um filme.

    A personagem principal possui uma ânsia de andar de carro, expresso pelos seus sonhos. Esse desejo pode ser explicado em parte por ele ser da ralé, o que faz com que ele queira uma ascensão social ou pelo menos ter algum privilégio da elite da época.

    A progressão dos fatos no conto é rápida, fato evidenciado por sua curta duração e também o final súbito. Por mais que o final apresente uma tragédia, ela pelo menos é suavizada por também ser a realização do sonho de Gaetaninho, apesar de isso ocorrer com uma troca de personagens.

    No mais, o conto apresenta fielmente a população paulista da década de 20, sendo considerado parte do “retrato vivo de São Paulo”.

Meu Descanso

Confira mais publicações !

Culpa
Análise do poema "Banzo" de Menotti del Picchia
Felipe Pereira
bottom of page