top of page

Análise do poema SAUDADE de Alcântara Machado

Jeliel Augusto

“SAUDADE
Por que sinto falta de você? Por que está saudade?
Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro.
Sua amizade me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.
Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono 
me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...
Só não quero perder sua amizade, esta amizade... 
Que me fortalece me enobrece por ter você. ”

        Percebe-se que o autor Alcântara Machado possuía estilos interessantes, que são expostos em suas obras. O poema acima possui uma maneira peculiar de apresentar o tema e a proposta. Esta é uma das poesias mais famosas de Alcântara Machado, juntamente com outras duas: “Livros e Flores” e “Círculo Vicioso”.

        Nesse poema, há versos brancos e livres. Vale ressaltar também a liberdade formal da escrita do autor, uma das características principais da Geração de 22. Há, de certa forma, um toque ao Romantismo pelo fato de como o autor se expressa. Mas é um pequeno toque pois o poema não se caracteriza, em sua essência, como um poema romântico, o qual possuía exacerbações e exageros- características totalmente fora do padrão de Alcântara e de seu estilo.
        O Poema começa com um questionamento: “Por que sinto falta de você? Por que está saudade? ”, que mostra o sentimento do eu lírico e o tema essencial do poema. Posteriormente o autor constrói imagens e impressões, as quais são formadas da mais pura simplicidade que trará a alegria ao eu lírico: “Sua amizade me faz sonhar com um carinho; Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.” Há uma espécie de retrato do que o eu lírico almeja a respeito da moça. Posteriormente, está escrito “Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono; me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...”, momento em que o autor passa ao leitor a sensação da saudade, o sentimento. Esse sentimento, combinado com o retrato do verso anterior, demonstra um estilo único de inserir o leitor na imagem demonstrada.
        O poema encerra da seguinte forma: “Só não quero perder sua amizade, esta amizade... Que me fortalece me enobrece por ter você. ”, mostrando o fim do pensamento. Dá fim à impressão e à imagem mostrada. Dessa maneira, mostra a paixão como força do eu lírico. Mas, em paralelo ao Romantismo, de forma mais simples e como se não fosse algo extremo e essencial, e sim como uma força e uma felicidade para o eu lírico.
        Considerando os fatos apresentados, tem-se uma imagem de uma paixão, uma realidade simples que traz alegria. Assim, o poema torna-se expressivo sem a necessidade de características exacerbadas ou rebuscamento. Dessa forma, a poesia “Saudade” é considerada uma das mais expressivas e belas escrita pelo autor.

Draw his book: Macunaíma

Confira mais publicações !

Análise de "Erro de português"
Biografia Guilherme de Almeida
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
© 2016 - Criado pelo 2º ano de Informática da Fundação Matias Machline
bottom of page