top of page

Biografia Guilherme de Almeida

JH
Draw his book: Macunaíma

Confira mais publicações !

Análise de "Erro de português"
Análise de "Cosmópolis"

            Filho de um renomado professor de direito, Guilherme de Almeida, assim como os demais membros de sua família, teve um grande contato com a cultura no início da juventude e na vida adulta contribui imensamente para a literatura brasileira dos anos 20.

Guilherme de Almeida conhecia como poucos a ciência dos versos e da escrita. Traduziu diversos autores importantíssimos, dentre eles, Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Sófocles e Jean Paul Sartre. Trabalhou como redator em jornais paulistas de renome e fundou o "Jornal de São Paulo", além da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

            No campo da sua escrita mais autoral Guilherme de Almeida pode ser descrito como um modernista, assim como seu irmão Tácito de Almeida - um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 22. Criou a Revista Klaxon que tinha como objetivo espalhar as ideias modernistas para a população e trabalhou com outros importantes jovens autores de sua época, como Mário de Andrade e Manuel Bandeira.

            Suas obras são vastas. Além de seu destaque como poeta e tradutor há também roteiros para peças de teatro, livros infantis, narrativas em prosa e heráldica, ou seja, desenho de brasões-de-armas para cidades brasileiras. Seus escritos de maior importância são os poemas "Simplicidade" (publicado em 1929), "Camoniana" (1956) e "Pequeno Cancioneiro" (1957), "A Dança das Horas" (1919) e "Messidor" (1919), sendo esses dois últimos típicos poemas modernistas que quebravam a estética e a estrutura dos clássicos.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
© 2016 - Criado pelo 2º ano de Informática da Fundação Matias Machline
bottom of page