top of page

Análise de "Vamos Caçar Papagaios", de Cassiano Ricardo

Vamos Caçar Papagaios é um livro de poesias que foi publicado em 1926. O livro se trata da obra que inicia a fase modernista de Cassiano Ricardo, que até então era ligado a estética parnasiana. Até mesmo na obra ainda pode-se observar alguns aspectos e toques parnasianos.

O livro apresenta cunho totalmente nacionalista, principalmente pelo fato de que, em 1926, Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Plínio Salgado fundaram o movimento Verde-Amarelo, o qual tinha por principal ideal o nacionalismo e a valorização do Brasil.

Por ser de cunho nacionalista, no livro pode-se observar que paira um espírito “primitivo”, pois é retratado um Brasil em época da colonização, onde viviam índios e brancos. Nos versos, o autor descreve e exalta a natureza por meio de mitos e onomatopeias, além de expressar como eram a cultura, o folclore, os índios e os brancos naquela época.

Observa-se nessa obra o sentimento da brasilidade que aparece expresso em temas como: o café, a fauna e a flora. Apesar de ser a obra que inicia a fase modernista do autor, a obra de maior relevância dessa fase é Martim-Cererê (1928); até dizem que “Vamos Caçar Papagaios” era apenas um esboço de “Martim-Cererê”.

Análise de "Gaetaninho" de Alcântara Machado

Confira mais publicações !

Análise do poema "Banzo" de Menotti del Picchia
Análise de "Porquinho-da-índia" de  Manuel Bandeira
Iranildo Batalha
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
© 2016 - Criado pelo 2º ano de Informática da Fundação Matias Machline
bottom of page