top of page

Como produzir um texto filosófico profundo

Timóteo Fontenele

Sabe, estive refletindo bastante e não é muito difícil fazer um texto ou poema que pareça profundo. 
Fiquei orgulhoso de mim por ninguém ter pensado nisto antes, até porque é algo essencial, que vemos em nosso dia-a-dia.

Primeiro de tudo, utilize a linguagem mais complicada que puder. E, é claro, utilize linguagem subjetiva. Qual o ponto em utilizar preciosismos se for algo simples de se entender? Não se esqueça também de abstratizar tudo o que existe. Não crie neologismos, como acabei de fazer.

Adde etiam si verbis vel latine ligula. 

Não pesquise frases no Google Tradutor, como acabei de fazer, também. Seja um bom narcisista e fale bastante sobre si mesmo, despejando tudo o que vier à sua mente. Não precisa, é claro, se dar ao trabalho de trabalhar com métrica ou rimas de qualquer tipo; não, só vai dar trabalho e pode ser que ninguém leia seu texto mesmo. Não se dê ao trabalho de pensar em algo original ou que faça nexo. Isto é de primeira ordem. O objetivo então é fazer com que o leitor pense em mil e uma coisas que você mesmo não tinha pensado, mas quando ele lhe indagar, diga que é isso mesmo. Ou pode enrolar falando que tudo depende da interpretação dele. Óbvio, faça poemas curtos, já que assim existem chances maiores de que algum brasileiro porventura em um futuro distante ou universo paralelo venha a ler.

Não perca tempo pensando numa ideia original. Plagie algo de alguém. Certeza de que ele não vai se importar… ELE (ou ela, sei lá) não se importou quando eu emprestei este estilo de texto, como um tutorial. Se o texto tiver um tom meio sombrio, gótico, já é certeza de sucesso. Todos acabam descobrindo alguma veia de escritor dentro de si mesmo. Eu também. Outros métodos interessantes que você pode tentar também são: auto-depreciação, realismo, romantismo… acho que só. 

O texto, (ou poema) pode simplesmente ser sem ponto ou objetivo algum. Se não prestar pra nada, pelo menos se pode afirmar que é arte. Hoje em dia tudo é arte. Por último, utilize um pseudônimo. Tem dupla função: parecer mais artístico e lhe livrar da vergonha, caso você não tenha seguido os passos deste tutorial, ou se simplesmente seu texto não fizer sucesso. Sou uma fonte confiável e tenho provas de que isto funciona. Não se preocupe; apenas siga meus passos. Garantia de sucesso (embora que talvez não imediato.)

Veja que eu havia dito que não era difícil produzir um texto que parecesse profundo e sem nexo algum; eu mesmo acabei de finalizar um…

Srghprv revhuydu txh hx fxpsul wxgr r txh hx phvpr uhfrphqghl d yrfêv. Hafhwr r svhxgôqlpr, srutxh jrvwr gh uhfrqkhflphqwr. Pdv idçr r txh hx dfdehl gh fulwlfdu... suhflvr sdudu h shqvdu…

Confira mais publicações !

Minha Incessante Busca
Análise de Manifesto da Poesia Pau Brasil
Análise do poema "Noite" de Menotti del Picchia
bottom of page