


MUIRAQUITÃ

Resenha de Poética de Cassiano Ricardo
1
Que é a Poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.
2
Que é o Poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
O Modernismo brasileiro nasceu como uma forma de quebrar os padrões definidos para a produção artística e buscar em meio ao caos uma identidade genuína para toda a mistura tropical-urbana-progressista que é a cultura brasileira. Mas com tantas regras sendo quebradas e valores sendo redefinidos, como identificar o que é ou não poesia, literatura ou mesmo arte? Quem é o artista e o que o diferencia do cidadão médio comum?
Esse é o significado da poesia “POÉTICA” de Cassiano Ricardo, que sucinta de maneira minimalista, chegando mesmo ao deboche, e propositalmente redundante o que é uma poesia. "Uma ilha cercada de palavras por todos os lados", o mesmo diz, explicando a poesia modernista como um pequeno pedaço de terra em meio ao oceano, paz, divagação e contemplação, que são elementos comuns entre as produções do período.
Finaliza respondendo a pergunta de quem é o poeta de maneira mais categórica, ao aproximá-lo do cidadão comum. Em "Um homem que tem fome como qualquer outro", prevalece a ideia de que não é preciso ser um conhecedor da história ou cultura (criticada pelo movimento por ser Eurocêntrica, sendo limitadora), é na verdade preciso apenas sentir. Este seria o primeiro passo para ser poeta, com os principais diferenciais sendo a dedicação, o ato de trabalhar a escrita e enxergar a obra como uma verdadeira obra de arte que necessita de atenção e dedicação.